Air India quebra recorde mundial com o voo sem escalas mais longo da história
A Air India iniciou este mês o voo mais longo sem escalas já feito na historia, a rota aérea entre Nova Deli e São Francisco, percorreu 15.300 Km e durou 14h30.
A companhia aérea indiana já fazia a ligação entre estas duas cidades sobrevoando o oceano Atlântico, mas este mês alterou a rota, e passou a sobrevoar o oceano Pacífico, acrescentando 1400 Km a rota. Apesar da rota mais longa, o voo levou quase duas horas a menos graças aos ventos de cauda, ou seja, aqueles que sopram na mesma direção em que a aeronave viaja, possibilitando assim uma viagem mais rápida.
"A Terra gira de oeste para leste, e os ventos fluem nessa direção também. Voando para Oeste enfrenta-se ventos contrários fortes (que diminui a velocidade de avanço real de uma aeronave), e voando a leste significa obter ventos de cauda fortes, o que faz o oposto", disse um oficial sênior da Air India. "Ao tomar a rota do Atlântico (para oeste) rumo a São Francisco, geralmente enfrentamos ventos contrários de 24 km/h. Isso significa que se a nossa aeronave está fazendo 800 km/h, a sua velocidade de solo (VS ou GS) é de 776 km/h. Tomando a rota do Pacífico (para o leste) significa obter ventos de cauda de 138 km/h, que fazem a aeronave ter uma velocidade de solo (VS ou GS) de 938 km/h ", acrescentou o oficial.
"O avião decolou de Nova Deli às quatro horas da manhã de domingo (16 de outubro). Estávamos naquela data até ao Japão. Depois disso, cruzamos a Linha Internacional de Data e era 15 de outubro. Quando aterrissamos em São Francisco eram seis e meia da manhã de 16 de outubro", contou o piloto.
O Boeing-777 200ER de longo alcance usado nesta rota pela Air India, em média queima 9.600 litros de combustível para cada hora de voo. Uma economia de tempo em um voo mais curto nesta rota, que é de uma hora durante o verão e três horas durante o inverno, significaria uma economia enorme de combustível para a companhia aérea.
O recorde não deve durar muito tempo, já que a Singapore Airlines anunciou recentemente que fará a rota entre Singapura e Nova Iorque em 2018, voo este que percorrerá 16.500 Km em 19 horas.