Air France comemora 70 anos de voos para as Antilhas francesas

Uma história de 70 anos de voos comerciais entra a França e as Antilhas francesas


Em 1947, a Air France inaugurou seu primeiro voo ligando Paris a Fort-de-France (Martinica) e Pointe-à-Pitre (Guadalupe). Sete décadas depois, a empresa atualmente conecta Martinica e Guadalupe, respectivamente, com até 11 voos semanais para Fort-de-France e até 13 voos semanais para Pointe-à-Pitre partindo do Aeroporto de Paris-Orly.

Desde então, mais de 1,5 milhão de pessoas viajaram anualmente com a Air France entre a França metropolitana e as Antilhas francesas, graças a 24 freqüências semanais operadas com o Boeing 777-300 com capacidade para 468 lugares, sendo 14 na classe executiva, 32 na classe econômica premium e 422 na econômica.

História

Em julho de 1947, uma aeronave Latécoère 631 voou pela primeira vez da França metropolitana para as Antilhas francesas. Excluída das viagens aéreas por tanto tempo, as Antilhas francesas faziam agora parte das rotas aéreas da Air France.

Hidroavião Latécoère 631 "Henri Guillaumet"

Em 1935, a Air France enviou uma aeronave Latécoère 521, "Tenente de Vaisseau Paris" para Fort-de-France na Martinica, para um voo especial. Mas somente em julho de 1947 é que uma aeronave Latécoère 631 "Henri Guillaumet" conectou a França metropolitana às Antilhas francesas. Partindo de Biscarrosse, nas Landes, o "Laté" voou a Fort-de-France em 30 horas, e a frequêcia de voos foi iniciada para duas vezes por mês.

Cockpit do Latécoère 631

A rota aérea foi intregralizada com rotas locais: uma aeronave Catalina voou entre a Martinica (Fort-de-France), Guadalupe (Pointe à Pitre), Trinidad, Guiana Francesa (Caiena), Venezuela e Colômbia.

A era dos hidroaviões logo terminou. Na década de 1950, as Antilhas francesas construíram aeroportos reais, como os aeroportos Le Lamentin (agora chamado de aeroporto "Aimé Césaire") em Fort-de-France; Le Raizet ("Guadalupe Pôle Caraïbes") em Pointe-à-Pitre, que eram capaze de receberem o Lockheed Constellation e Douglas DC-4.

Destino Antilhas francesas e Guiana Francesa

Com o advento dos jatos em 1959, voos transatlânticos levavam apenas 8 horas! Graças ao aumento da capacidade, 500 passageiros em um Boeing 747, o trânsito literalmente decolou, impulsionado pelo boom do turismo. Isso aumentou de 80 mil passageiros em 1970 para 850 mil em 1987!

Desde então, o sucesso das rotas do Caribe nunca cessou. Mais de 1,5 milhão de pessoas viajam anualmente com a Air France entre a França metropolitana e as Antilhas francesas.
Martinica, Guadalupe e Guiana Francesa são servidos por um voo diário direto de e para Paris, com o Boeing 777.

Veja o vídeo


Fonte: Air France / Air France La Saga

 Viajar é Viver!

 Tour

 Central de Cruzeiros


 Trens na Europa